Cíinica
A Fonoaudiologia
é a ciência que estuda, previne e trata os distúrbios da comunicação.
Na APAE de Três Pontas, este serviço é coordenado pelas fonoaudiólogas
Maria Luiza Reis Brito e Camila Mendonça de Oliveira, através dos seguintes
procedimentos:
1.
Avaliações e entrevistas com os pais:
2.
Intervenção precoce: São realizados atendimentos em crianças de 0 a 7 anos de idade,
visando apoio ao desenvolvimento em áreas como motricidade, senso- percepção,
cognição e linguagem (que inclui aumento da habilidade da movimentação de órgãos
fonoarticulatórios, aumento do vocabulário, aquisição total do sistema fonêmico
e apoio ao desenvolvimento das demais estruturas graças ás quais a linguagem
funciona).
3.
Fonoterapia
4.
Reuniões clínicas
5.
Orientações periódicas a professores
6.
Reuniões Pedagógicas
7.
Encontro com profissionais de demais instituições da região:
Esses profissionais visitam a APAE de Três Pontas, para apresentação da
proposta de trabalho desta. Nestas reuniões, é observado o interesse geral pela
adaptação do programa TEACCH em sala de aula dos alunos portadores do autismo,
de deficiência mental grave e de paralisia cerebral.
8.
Reunião
de pais:
Tais procedimentos visam
o apoio e a participação destes no processo de desenvolvimento dos alunos da
Instituição.
9. Apoio à realização de cursos
na instituição:
No ano de 1998 o setor
de fonoaudiologia sugeriu e tornou possível a realização do curso de libras
(língua Brasileira de Sinais), ministrado por profissional da Federação Nacional
de Educação e Integração dos Surdos. O curso teve a duração de trinta e duas
horas em 1998 e teve continuidade no ano de 1999, em mais dezesseis horas (carga
horária total:48 horas). Dezessete profissionais de APAEs que fazem parte da
Delegacia da Região Sul II, que atuam diretamente com pessoas surdas, além de
pais e alunos com esta característica, participaram do evento sediado pela APAE
de Três Pontas.
10. Projeto legal
11.
Implementação do programa de educação complementar
Fisioterapia
Na APAE de Três Pontas, este serviço é coordenado pelas fisioterapeutas
Élida Lasmar do Norte e Alessandra Mendonça Monteiro.
A fisioterapia
de acordo com a confederação mundial de terapias físicas é o tratamento de pacientes
por diferentes meios físicos, com o objetivo de restaurar ao máximo a sua capacidade
funcional e independência, para o trabalho no lar e na sociedade, conjuntamente
com outros profissionais de saúde. Ela inclui avaliações das condições iniciais
de pacientes e prognósticos como parte essencial de um programa terapêutico,
que alcança o nível de auxílio para subsistência e reemprego. Ele requer habilidades
para reconhecer e impedir riscos ocupacionais e industriais.
Água – hidroterapia
Luz – fototerapia
Calor – termoterapia
Eletricidade – eletroterapia
Ação de gravidade – cinesioterapia
Animais eqüino - equoterapia
Objetivos:
1.
Alívio da dor
2.
Prevenção e correção de incapacidades
3.
Recuperação máxima e manutenção da força muscular
4.
Recuperação máxima e manutenção da amplitude articular.
5.
Recuperação da mobilidade e coordenação motora.
6.
Melhora e manutenção da capacidade funcional.
7.
Melhora e manutenção do trofismo e condições circulatórias.
8.
Programação e execução do tratamento baseado nas condições reais e necessárias,
objetivando: recuperar, desenvolver, capacitar e conservar. Os casos que sugerem
tratamento de fisioterapia vem sendo indicado pelo profissional em questão,
que conta com apoio de equipe multidiciplinar da APAE e demais especialistas
afins, de área de ortopedia, neurologia, cardiologia, pneumologia e geriatria.
Atualmente o setor de fisioterapia desta instituição é composto pelos
seguintes serviços:
Bobath – método responsável
pela movimentação global e da postura do indivíduo, procurando obter equilíbrio
e coordenação em diferentes posturas: sentado, deitado, em pé.
Reorganização Neurológica –
exercícios feitos para estimular o cérebro lesado, tal como seria sua função
se não tivesse sido lesado. Todos os exercícios tem uma seqüência e são acompanhados
por música, versos (para aumentar o vocabulário e exercitar o pensamento), tal
método abrange seguinte seqüência de exercícios: motor de pernas, borboleta,
borboleta cruzada, padronização homolateral, padronização cruzada, exercícios
com a mãos, rolar, rastejar homolateral, rastejar livre, cambalhota, engatinhar,
macaco, ficar de cócoras e levantar, marcha.
Aplicação de exercícios físicos
aos alunos em salas de aula pertencentes ao setor pedagógico da APAE.
Equoterapia – tratamento de
reeducação e reabilitação motora e mental, através da prática de atividades
eqüestres e técnicas de equitação (cirillo, 1991:1). Vem ocorrendo tanto no
plano educativo, pedagógico, quanto no plano físico, psíquico (em terapia propriamente
dita).
Hidroterapia – conforme citado
anteriormente cujo o agente físico é a água, utiliza-se água de piscina aquecida
para que sejam atingidos os efeitos fisiológicos e terapêuticos dos exercícios.
Quanto aos efeitos fisiológicos os exercícios fornecem aumento do suprimento
sangüíneo aos músculos em funcionamento e podendo favorecer o aumento de competência
deste. Em relação aos efeitos terapêuticos do exercícios possibilitam o alívio
de dor e do espasmo muscular, relaxando, manutenção ou aumento da amplitude
de movimentação das articulações, reeducação dos músculos paralisados, fortalecimentos
dos músculos, melhora funcional da marcha, aumento da circulação e assim, da
condição da pele, reforçamento da moral do paciente pelas atividades recreacionais,
proporcionando ao paciente confiança para alcançar máxima independência funcional.
Na APAE de Três Pontas, este serviço é coordenado pela dentista Liliane
Reis Diniz.
No setor de odontologia
são feitos atendimentos preventivos e curativos. Grande atenção ao trabalho
preventivo, escovação diária supervisionada pelos professores e uma vez na semana
pelo dentista ou auxiliar.
O serviço de Psicologia da APAE de Três Pontas é dividido, sob coordenação
dos psicólogos: Vanessa Velloso Mesquita, Rosimeiry de Carvalho Mendonça
e Erich Sandro de Oliveira, em 03 setores, o clínico, o escolar
(incluindo o ensino itinerante) e o de profissionalização, são realizados os
seguintes serviços:
Quanto ao setor clínico.
-
Reuniões mensais com funcionários, para que assim possamos ter uma maior
interação.
-
Reuniões mensais com os responsáveis pelas crianças que fazem tratamento
na clínica, para que possamos nos aproximar e conhecer melhor as crianças que
atendemos e seus familiares.
-
Reuniões chamadas clube de mães, onde a liderança da mesma fica por conta
da psicóloga, assistente social e uma professora de bordado, crochê e tricô,
que por sua vez faz este trabalho voluntário de ensinar as mães de crianças
que estudam ou que fazem tratamento
clínico na APAE. Nestas condições é ( uma vez por semana no turno da manhã ),
as mães aprendem um ofício, e trocam experiência sobre as dificuldades que enfrentam
com a deficiência da sua criança.
-
Uma vez por semana são feitas avaliações em que a criança a partir de
0 anos, junto com o seu responsável, passa por psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta,
dentista, enfermeira, assistente social. Quando a criança é encaminhada para
escola desta instituição, por apresentar necessidades educacionais, então é
avaliada também por uma pedagoga, se necessário são aplicados testes psicotécnicos.
Depois todos os técnicos se reúnem para fecharem a hipótese diagnostica e quais
as necessidades da criança que foram encaminhadas para a APAE.
-
Sempre que necessários são dados orientações aos pais, que sentem necessidades
de um esclarecimento sobre seus filhos, sobre os tratamentos realizados, a conduta
destes, e a postura dos pais que muitas vezes sentem dificuldades de lidar com
certas diferenças dessas crianças e adolescentes.
-
É feito também pela psicóloga de acordo com as necessidades de alguns
alunos durante as mais variadas etapas de sua vida, aconselhamentos, psicoterapia,
para que possam lidar melhor com sua deficiência e suas dificuldades emocionais
afetivas, familiares e sociais no setor escolar.
Quanto ao setor escolar.
-
A psicóloga participa de reuniões em que professoras e orientadora escolar
fazem sempre que necessário com pais, dividindo reuniões por salas. São colocadas
para cada familiar o rendimento, os problemas, o comportamento e a aprendizagem
de seu filho na escola, com o objetivo da aproximação dos pais com os funcionários
que atendem seus filhos e com a instituição.
-
A psicóloga sempre que solicitada pelas professoras entra em contato
com estas para que exponham suas maiores dificuldades em sala, quanto ao comportamento,
dificuldades emocionais, afetivas, familiares e sociais de seus alunos. Aqui
também as professoras indicam o aluno e o problema que está apresentando para
serem atendido individualmente pela a psicóloga, seja em aconselhamento ou psicoterapia.
Estas crianças com problemas emocionais são atendidas um vez por semana e quando
é detectado algum problema familiar, o membro responsável é chamado à instituição
para maiores esclarecimentos e para que nos ajude a solucionar este problema.
O setor espera dar continuidade ao trabalho, que é sempre feito
com o apoio dos pais e demais funcionários ligados com os alunos, na
esperança de estar fazendo o melhor para todos, que estão ligados, de
alguma maneira a esta instituição.
Profissionalização - ver página de Profissionalização
O setor de enfermagem trabalha com o controle de medicamentos psicotrópicos
que algumas crianças fazem uso
sob orientação médica, e com curativos.
Estimulação
Precoce
“A finalidade de estimular precocemente é aprofundar as raízes da personalidade
oferecendo condições para um desenvolvimento pleno do potencial inato”.
Concebemos estimulação precoce como os estímulos adequados, necessários
ao desenvolvimento, que garantem um amadurecimento psiconeurológico inicial
profundo e harmonioso em todas as áreas.
Terapia Ocupacional
É uma profissão da área da saúde de atuação ampla e multifacetada. A ocupação é o meio pelo qual os seres humanos dão sentido ou significado a sua vida agindo e modificando o mundo a sua volta adquirindo, conseqüentemente, conhecimento de si, do outro e do mundo. A Terapia Ocupacional utiliza a ocupação como meio e como fim na prevenção, tratamento, cura e reabilitação.
Terapia Ocupacional e o Portador de Necessidades Especiais
Problemas neurológicos, ortopédicos, psíquicos, cognitivos, sensoriais
e perceptivos podem comprometer o modo como o indivíduo, seja ele bebê, criança,
adolescente, adulto e idoso, venha a realizar atividades significativas para
seu desenvolvimento. Estas atividades podem ser o brincar, o lazer, estudar,
o autocuidado, atividades domésticas, etc. Desta forma, o Terapeuta Ocupacional
atua favorecendo e ampliando o universo de atividades através do uso destas
próprias atividades (brincar, artes manuais, jogos, atividades corporais, atividades
laborativas, etc), através de adaptações
de mobiliário e objetos, adaptações ambientais, confecção de hortenses e treino
de próteses com a finalidade de que este indivíduo consiga agir da melhor maneira
no mundo através das ocupações que julgue significativas para si.
Graziela Silva Gomes Roquim
Terapeuta Ocupacional